março 09, 2012

Smoothie Banana & Cenoura



Olha quem chegou.. Março! E atrás de si deixou um manto de pequeninas e delicadas flores brancas, prontas para receber quem em breve chegará...a Primavera.

Deliciem-se com esta celebração da Natureza, que ainda agora começou.


        Sementes...Porquê demolha-as?

1)    Tanto as sementes como as oleaginosas, os cereais e as leguminosas contém inibidores de enzimas.

E o quê que isso quer dizer?
Estes inibidores de enzimas são muito úteis para as sementes, pois protegem-nas de uma germinação prematura, onde ainda não existem as condições ideais para que estas se desenvolvam. Contudo quando assim ingeridas, esforçam demasiado o nosso sistema digestivo.

Assim, ao demolhares as tuas sementes (quando digo sementes estou a incluir as oleaginosas, leguminosas e os cereais), estás a contribuir para que estas encontrem a humidade necessária para que as enzimas inibidoras sejam neutralizadas e que ainda seja estimulada a produção de enzimas benéficas - que aumentarão a quantidade de muitas vitaminas, em particular as vitaminas do complexo B - proporcionando uma melhor digestão das sementes, como também facilita a absorção dos nutrientes.
 

2)       Ao demolhar as sementes o Ácido Fítico também é reduzido

     E o quê que isto quer dizer?
O Ácido Fítico está presente em maior quantidade nos cereais, mas não deixa de estar presente nas oleaginosas, leguminosas. Quando não os demolhamos, o Ácido Fítico liga-se a vários minerais, como o Cálcio, Magnésio, Cobre, Ferro e em especial ao Zinco impedindo a sua absorção.

 
3)      A água onde as sementes ficaram demolhadas não se aproveita pois contém os resíduos tóxicos libertados pelas sementes.


Smoothie Banana & Cenoura

1 Banana
1 Cenoura
2 nozes do Brasil demolhadas durante a noite
Sumo de uma laranja (opcional)
1/2 copo de água mineral (variável)

Junta tudo no liquidificador et Voilá

 ~.~

English version soon...

2 comentários:

  1. Encontrei agora o teu blog no google, e acho que está espectacular! Parabéns! As receitas são ótimas e as fotografias espectaculares! O conceito da utilização de alimentos não processados assemelha-se ao meu blog, o que me deixou muito contente por te descobrir :)

    Já agora adorei este sumo, cenoura e banana? Uma combinação diferente a experimentar ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Sarinha, depois quero montes de posts com comida sueca. :D

    ResponderEliminar