março 16, 2012

Sopa de Ervilha e Tarte

Os dias começam a aquecer e a sopa consistente que antes nos confortava e aquecia, já não apetece tanto. Mas as noites continuam frias e uma tigela de sopa sabe “que nem ginjas”!

Privilegiar os alimentos da estação
Muito nós falamos do tempo, não há como fugir. A verdade é que o tempo é importante e o clima influência-nos.
Os alimentos da época estão dotados de nutrientes que nos ajudam a estar em harmonia com o ambiente exterior, reconectando-nos com os ciclos naturais da Natureza, para que nos adaptemos com maior facilidade a estas mudanças.

 Ao comermos alimentos da estação reduzimos também a energia (emissão de Dióxido de carbono) necessária para os fazer crescer e/ou para os transportar. Para além disso a fruta da época é sempre mais fresca, saborosa e nutritiva.
Podes encontrar os alimentos da época aqui.

 Ouvir o corpo e comer ao ritmo da natureza faz sentido!

 
Nesta receita usei a raiz de pastinaca, parece uma cenoura branca, e de facto tem um sabor semelhante à cenoura mas com um leve toque de noz.


Tarte de Tofu

Massa
1 Chávena de farinha integral de espelta
Óleo de grainha de uva
Sal
Fermento
Água

Mistura a farinha com o fermento, sal e junta o óleo de forma a farinha ficar areada. Gradualmente adiciona água e vai moldando a massa com as mãos, até formar uma massa possível de moldar.

Recheio
250gr de Tofu
1 Cebola pequena
1 Cenoura
Parte branca de um alho francês
Azeite
Molho de shoyu

Desfaz o tofu com as mãos ou com um garfo. Rala a cenoura, corta a cebola e o alho francês em juliana.
Numa panela ou num wok, salteia os legumes num pouco de azeite. Adiciona o tofu vai mexendo e adiciona um pouco de molho shoyu. Deixa mais uns minutinhos. Prova, se tiver bom, passamos para o passo seguinte.
Pré-aquece o forno a 180º c.
Estende a massa com um rol. Forra uma tarteira com papel vegetal e forra-a com a massa. Pica o fundo algumas vezes com um garfo, e leva ao forno por uns 5-10 min.
Recheia e volta a colocar no forno para ganhar alguma cor.


Sopa de Ervilha

1 Chávena Ervilhas Secas- demolhadas e cozidas
1 Pastinaca
1 Cebola
Salsa
Sal
Azeite

Esta sopa é muito simples, junta todos os ingredientes menos os azeite e salsa, numa panela pesada, juntamente com a água – a quantidade de água varia consoante a consistência que queiras dar à sopa. Deixa cozinhar até que todos os legumes estejam macios. No fim acrescenta um fio de azeite e passa pela varinha mágica. ‘Polvilha’ com sala picada e está pronta a ser servida. Um Mimo!

Sem comentários:

Enviar um comentário