dezembro 08, 2011

Granola Lover



Hoje é Feriado e o cheiro da Granola acabada de fazer começa a invadir a cozinha. Adoro granola. Além de ser muito saborosa é muito nutritiva. Um óptimo começo de dia!
Comer cereais ao pequeno-almoço é sempre boa ideia, contudo a grande maioria dos cereais que se encontram no mercado já estão tão refinados, têm tanto açúcar entre outras coisas, que o seu valor nutritivo é muito baixo. Então, porque não fazer os nossos próprios cereais em casa?

 
Nesta receita usei o Ghee. O ghee é uma gordura que vem da manteiga, muito usada na culinária indiana, que através de um processo de aquecimento lento, tanto a lactose como a caseína são separadas do resto da manteiga, que posteriormente é coada.

É uma gordura que aguenta temperaturas muito altas, cujo sabor é uma dávida.
Se não quiseres usar o ghee, podes substitui-lo por outra gordura.

Também usei Geleia de Arroz, uma alternativa ao açúcar. A geleia de arroz é um adoçante natural proveniente de cereais. Existem diversos adoçantes de cereais – geleia de arroz, cevada, milho, trigo e o amasake. A geleia de arroz e de cevada são as mais equilibradas.
Como são feitos a partir da fermentação enzimática de cereais integrais, conseguem manter os nutrientes que nestes  estão presentes.

Estes adoçantes de sabor doce e equilibrado, contém uma boa percentagem de hidratos de carbono complexos, ou seja açúcares de digestão mais longa e  absorção mais lenta e gradual.

Contudo devem ser consumidos com moderação.


Granola Lover
Faz um frasco grande

250gr flocos de aveia
250gr flocos de arroz
½ copo Amêndoas, avelãs, nozes, sementes, escolhe as que mais gostas
1/3 Frutos secos – alperces, tâmaras, passas, bagas de goji ou cranberries,
1 Colher de sobremesa de ghee derretido
1 Colher de sobremesa de geleia de arroz
1 Colher de sopa de água
½ Colher de café de extracto de baunilha
Canela
Sal marinho

Num recipiente mistura os flocos, as nozes cortadas aos pedacinhos e as sementes que escolhe-te (eu optei pelas avelãs, nozes pecan, noz do brasil e sementes de linhaça).
Noutro recipiente mistura o ghee, a geleia de arroz, a água, a baunilha, a canela e o sal. Mexe.
Junta a mistura líquida aos flocos e mexe mais uma vez. Num tabuleiro de levar ao forno verte a mistura dos flocos, espalha bem e leva ao forno a 140ºc durante 30-40 min ou até a granola estar estaladiça e levemente dourada. De 10 em 10 min mexe a granola.
No fim, quando os flocos já estiverem prontos, junta-lhes os frutos secos também cortados, eu escolhi alperces, tâmaras, bagas goji e cranberries.
Guarda num frasco bonito.
Serve com leite de aveia e delicia-te logo de manhã!

Sem comentários:

Enviar um comentário