dezembro 12, 2011

Leite de Amêndoa Quente


  Leite vegetal feito em casa! Foi das receitas mais úteis que aprendi. A sério.

Simples, rápido, fresco e pouco processado. A maioria dos leites vegetais que se encontram no mercado estão muito processados. Já reparas-te nas validades dos leites? Para além disso têm muito sal, gordura e em alguns casos açúcar.

Assim com esta receita, podes fazer tu mesmo o teu leite. Escolhe os ingredientes. Há tanta variedade, arroz, aveia, quinoa, amaranto, espelta, amêndoa, avelã, nozes, sementes de sésamo, girassol, etc. Faz apenas com um ingrediente ou mistura. Adoça com geleia de arroz, frutos secos ou mantém simples.

O leite aguenta 3-4 dias no frigorífico.




Passo base para fazer qualquer leite vegetal: demolhar, triturar e filtrar. Simples, não?

Demolha as amêndoas durante a noite.
Coloca as amêndoas demolhadas (ou a aveia, ou arroz, ou espelta, ou nozes, ou avelãs, ou o que entenderes) num liquidificador, junta 1 copo de água e um pouquinho de sal. Tritura até obteres um líquido branco. 

Seguidamente passa esse líquido branco por um passador e assim obtens o leite.
Volta a colocar a polpa de amêndoa que se formou, novamente no liquidificador e volta a triturar. Passa pelo passador. Repete o mesmo procedimento com o terceiro copo de água.
Repeti o processo 3 vezes pois assim as amêndoas rendem mais.

Sugestão: Se usares um passador, certifica-te que passas o leite pelo passador as vezes suficientes para o leite ficar com poucas partículas de amêndoa. Para melhores resultados utiliza um filtro de café de tecido (é o que eu uso) ou então um passador próprio para filtrar o leite - nut milk bag



Com a polpa de amêndoa podes engrossar molhos, juntar na granola, mistura-la na farinha quando fazes bolos ou biscoitos, por exemplo.



 
Numa panela adiciona o leite de amêndoa, os paus de canela, o cardomomo e adoça com geleia de arroz. 

Leva ao lume até ferver e depois desliga. Deixa estar em “infusão” por alguns minutos. Não só o sabor fica mais intenso, como a textura fica mais cremosa.

Serve quente e com uns pozinhos de pirlimpimpim de canela e cardomomo

Sugestão: Leite de Amêndoa Quente + Bolinhosde Aveia & Coco = Quero mais!





1 comentário:

  1. Parece ser muito bom. Não quero mais tomar leite de vaca, e esta parece ser uma boa opção !

    ResponderEliminar